Educação Infantil em Debate

 

Em 1997, o NEPE realizou a primeira edição do Projeto Educação Infantil em Debate. Esse ocorreu ao longo do segundo semestre, com encontros semanais para discussão de temáticas sobre infância, Educação Infantil e políticas públicas, envolvendo a prática pedagógica e a divulgação de resultados das pesquisas desenvolvidas pelo núcleo. Essa primeira edição foi interna, com a participação de professores e acadêmicos do curso de Pedagogia. A partir dessa primeira iniciativa o núcleo sentiu a necessidade de ampliar essa ação, bem como torná-la um evento periódico que ocorre a cada dois anos.
 
- 1999 – Educação Infantil em Debate: ideias, invenções e achados
 
- 2000 – III Seminário Educação Infantil em Debate: das políticas públicas aos fazeres da Educação Infantil
 
- 2001 – IV Seminário Educação Infantil em Debate: a infância por muitos olhares
 
- 2002 – V Seminário Educação Infantil em Debate: Quais políticas? Quais pedagogias?
 
- 2004 – VI Seminário Educação Infantil em Debate: tempos e lugares das infâncias
 
- 2007 – VII Educação Infantil em Debate: infância e educação em debate
 
- 2009 – VIII Educação Infantil em Debate: problematizando políticas...consolidando ações para a educação da infância
 
- 2011 – IX Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias.
 
- 2013 - X Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade.
 
Este seminário já é considerado um evento marcante no que se refere à Educação Infantil no sul do nosso Estado e tem contado com a participação de palestrantes e pesquisadores não só da nossa Universidade, como também, de outras Instituições de Ensino Superior.
 
Cabe ressaltar, também, que a partir da segunda edição este seminário contou com a publicação de Anais com os artigos dos palestrantes participantes do evento, cujas temáticas contemplavam aspectos que dizem respeito às infâncias no contexto contemporâneo, a problematizações acerca das políticas públicas para a Educação Infantil, bem como a aspectos ligados ao cotidiano do fazer pedagógico (brincadeira, letramento e alfabetização, literatura infantil, corporeidade).
 
Assim, os ANAIS publicados em todos os eventos sintetizam a qualidade dos eventos anteriores expressas pelas temáticas abordadas por diferentes profissionais de diversas instituições, por diferentes enfoques analíticos, sendo que o que permeia todas as temáticas são os olhares desses profissionais acerca das infâncias e sua educação.
 
A partir dessas edições anteriores percebemos que há uma grande procura pela realização do evento, bem como pelos ANAIS que circulam em diversas universidades e núcleos de pesquisa em educação das crianças pequenas subsidiando o aprofundamento de discussões na área.